Esplendor Brasil

Rosea Nigra

Os Últimos Artesãos

Os Últimos Artesãos
  • Editora: Esplendor
  • Autor: EDUARDO SGANZERLA
  • Fotos: Ivan Bueno
  • ISBN: 8598364010
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2004
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 152
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio
O livro resgata a história de mestres-artesãos de Curitiba - ferreiro, jardineiro, alfaiate, marcheteiro, tecelã e outros -, cujas profissões estão em extinção. Histórias humanas ricas e cheias de lições de vida. Gente que fez do seu trabalho uma arte, com orgulho e dedicação, e ajudou a contruir o Brasil moderno.

 

A trajetória dos imigrantes europeus que chegaram ao Brasil e ao Paraná tem uma infinidade de facetas. A história geral desses povos e muito de suas particularidades já são bastante conhecidas, mas existem ainda grandes lacunas nos fatos. A abordagem da vida de portugueses, alemães, poloneses, italianos, ucranianos e muitas outras etnias, com enfoque dos ofícios ou dos meios de trabalho que trouxeram ao Brasil, é uma delas.

O resgate desta importante contribuição histórica e social do imigrante mestre-artesão, através da herança deixada para seus descendentes e predecessores nas artes manuais do trabalho, é o tema central do livro "Os Últimos Artesãos" (Editora Esplendor, 152 páginas) do jornalista e escritor Eduardo Sganzerla. O livro faz uma reconstituição da vida de gente que foi decisiva para a construção do Brasil moderno e de profissões que estão em extinção, mas que a história oficial costuma ignorar.

 

Vidas e caminhos reconstituídos

Em uma abordagem inédita, "Os Últimos Artesãos" lançam uma luz neste lado escuro da história da imigração européia e de sua cultura de trabalho. O livro divide-se em duas partes: na primeira, por intermédio de uma ampla pesquisa historiográfica, procura aglutinar as contribuições que as principais etnias trouxeram ao Paraná, sempre do ponto de vista dos meios de trabalho manuais. Na segunda, traz o perfil de dez mestres-artesãos que ainda se encontram em atividade. Reconstitui suas trajetórias de vida, mostra a arte do trabalho de cada um, desvenda alguns de seus segredos e retrata suas emoções e sonhos.

O livro é todo ilustrado com desenhos do arquiteto, pintor e designer Fernando Canalli e com imagens do experiente fotógrafo Ivan Bueno. Isto valoriza o texto e enriquece muito o conjunto, em especial na emoção e no detalhe, transformando o trabalho de Sganzerla num livro de arte.  

A Arte dos Ofícios

" Os Últimos Artesãos" apresentam a história do alfaiate Silvestre Cargnin, da confeiteira Erika Zeilinger, do ferreiro João Kasprecki, do jardineiro Hans Köstake, do marceneiro Izidorio Pietruchalek, do marcheteiro Amauri Pessini, do moageiro Adílio Santana, da tecelã Zélia Scholz, do torneiro Adalberto Weckerlin e do vinicultor Dorival Brás Slompo.

Todos moradores de Curitiba e região metropolitana. Retratando com emoção a garra de homens e mulheres que lutam para tirar o seu sustento e de suas famílias, através ofícios que aprenderam com pais e avós e que representam suas culturas, "Os Últimos Artesãos" abrem uma fenda no tempo. Registram histórias humanas, ricas e intensas de pessoas simples que, na panacéia da modernidade, continuam trabalhando como antes, com muita paixão, e fazem de seus ofícios verdadeiras obras de arte.

voltar

Confira algumas imagens do livro.

ultimos artesaos 1
ultimos artesaos 2
ultimos artesaos 3
ultimos artesaos 4
ultimos artesaos 5
ultimos artesaos 6
ultimos artesaos 7
ultimos artesaos 8
ultimos artesaos 9
ultimos artesaos 10
ultimos artesaos 11