Esplendor Brasil

Rosea Nigra

Mercado Municipal de Curitiba

Mercado Municipal de Curitiba

Editora: Esplendor

Autor: EDUARDO SGANZERLA

Fotos: Diego Singh

ISBN: 8598364037

Origem: Nacional

Ano: 2005

Edição: 1

Número de páginas: 152

Acabamento: Brochura

Formato: Médio

O Mercado Municipal de Curitiba, um verdadeiro mundo de aromas, sabores e cores, tem o seu lugar garantido na história da cidade. Ponto de encontro de encontro de curitibanos e turistas, amantes da gastronomia, oferece o que há de melhor, em termos de comidas, bebidas, frutas, e especiarias.

 O Mercado Municipal  foi inaugurado em 1958 como um símbolo da modernidade de uma Curitiba, que transitava do rural para o urbano. Consagrou-se, na linha do tempo, como centro de abastecimento, ganhando o respeito dos curitibanos. Hoje, é a principal referência da boa comida e da boa bebida. 

Hoje, oferece quase 72 mil itens, entre frutas, verduras, cereais, peixes, carnes, vinhos, queijos, especiarias e uma infinidade de outros produtos. Além disso, transformou-se em ponto de encontro de gastronomia. Está entre os mais bem estruturados do Brasil.

Este universo  tão próprio é o que busca retratar o livro "Mercado Municipal de Curitiba", do jornalista e escritor Eduardo Sganzerla. São muitas histórias dignificantes, lugares de múltiplos sabores e aromas, com um prisma de cores que nos estimulam a gula e nos enchem os olhos. E, sobretudo, palco de muitas peculiaridades humanas, que um ambiente tão diversificado e rico como este permite.

O livro, com 148 páginas, todo ilustrado, com fotos de Diego Singh e projeto gráfico de Sílvia Sganzerla e Marco Medeiros, procura mostrar, justamente, o que é o Mercado, hoje. As mil iguarias das lojas de delicatessen e vinhos; as preciosidades dos armazéns de secos e molhados; as frutas das estações, as verduras e cogumelos exóticos ofertados; as novidades dos restaurantes e bistrôs.

Leva o leitor a fazer um passeio pelas peixarias, açougues, floriculturas, lojas de comidas e artigos orientais e revela os personagens do próprio Mercado, com suas histórias cheias de vida e emoção. Além disso, conta a história do Mercado, apresentando seus momentos e personagens mais importantes ao longo de sua história.

 

Os segredos da vitalidade do Mercado

Qual é o segredo da vitalidade do Mercado, no mundo das ofertas de uma economia global tão diversificada?

É o atendimento pessoal e direto, a mercadoria afiançada quase sempre pelos donos dos estabelecimentos, é o momento da compra prazerosa. É o vigor do sangue que corre nas veias de todos aqueles que estão num ambiente que evoca muitas inspirações e alimenta o sonho dos paladares mais exóticos e refinados.

O mercado público tem características muito semelhantes ao longo da história. Por mais que passe o tempo, no entanto, é sempre um espaço que expressa as diversidades da cultura e da vida material, em síntese, a democracia.

Este é o primeiro livro publicado sobre o Mercado Municipal de Curitiba.

voltar

Confira algumas imagens do livro.

mercado municipal 1
mercado municipal 2
mercado municipal 3
mercado municipal 4
mercado municipal 5
mercado municipal 6
mercado municipal 7
mercado municipal 8