Esplendor Brasil

Rosea Nigra

Darcy Casagrande - A vida de um realizador

Darcy Casagrande - A Vida de um Realizador
  • Editora: Esplendor
  • Autor: EDUARDO SGANZERLA
  • ISBN: 9788598364155
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2008
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 215
  • Acabamento: Capa dura
  • Formato: Médio
Darcy Francisco Casagrande (1927-2009), nascido em Tangará (SC), foi um autodidata bem-sucedido, como prova a sua história. Adquiriu conhecimentos na sua própria caminhada e superou muitos obstáculos, tornando-se um dos grandes empresários de sua geração e do Basil.

 

Qual é o segredo deste homem vitorioso nos negócios, ao longo de mais de meio século de atividades empreendedoras? Embora estas perguntas tenham muitas respostas, e aqui neste livro tenhamos falado o suficiente a respeito de seu arrojo, perseverança, determinação, liderança, tino administrativo, de um homem ágil e que sabia ver as oportunidades, que era poupador e sempre reinvestia nos seus negócios.

Essas respostas podem explicar o seu crescimento empresarial e pessoal, no conjunto. No entanto, há um fator que lhe era muito peculiar, uma atitude que fazia parte de sua própria personalidade e que unia todas as qualidades necessárias para alcançar os seus objetivos. E sem isso, provavelmente, não tivesse obtido tal sucesso.

Darcy Casagrande foi bem-sucedido porque esteve sempre presente em todas as situações e instâncias das empresas. Embrenhava-se nos confins da mata para acompanhar e orientar a extração da madeira.

Vivia no chão da fábrica, inspecionava a produção, tanto das serrarias como na linha de montagem dos móveis. Fiscalizava pessoalmente os embarques das madeiras beneficiadas com destino ao exterior. Visitava seus clientes na Europa. Passava mensalmente em cada uma de suas concessionárias. Lia e opinava sobre os balancetes operacionais de cada departamento de suas empresas. Não aceitava um não. E assim por diante.

 Uma vida inteira dedicada a este afazer.

A trajetória, porque não dizer a vida, de Darcy Casagrande faz lembrar um antigo ditado italiano: "Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje".

Esta frase simples reflete o próprio espírito de humildade deste homem que sempre valorizou suas origens de filho de agricultor; que nunca deixou de madrugar e ir ao trabalho porque já tinha três dezenas de empresas; que buscou nas singelas cantorias e cantos italianos momentos de emoção e realização pessoal; que dialogava e se preocupava com seus colaboradores.

E que sempre procurou tratar seu semelhante com dignidade e honestidade. Dá para dizer com certeza que Darcy Casagrande é um desses homens que semeou todos os dias.

voltar

Confira algumas imagens do livro.

Darcy Casagrande 1
Darcy Casagrande2
Darcy Casagrande 3
Darcy Casagrande 4
Darcy Casagrande 5
Darcy Casagrande 6
Darcy Casagrande 7