Esplendor Brasil

Rosea Nigra

Idéias para uma Metrópole Sustentável

O que é possível fazer hoje, nas metrópoles, para que seus habitantes tenham cidades melhores e mais justas? Esta indagação é o tema central do livro "Idéias para uma Metrópole Sustentável", do deputado Osmar Bertoldi.O livro aborda amplamente todos os aspectos deste tema.

Idéias para uma Metrópole Sustentável trata de questões essenciais da atualidade da vida urbana , com transporte, florestas urbanas, saúde, tratamento do lixo, combustíveis alternativos. Este é o livro de estréia do paranaense Osmar Bertoldi, ex-vereador, com doze anos de experiência em lidar com problemas de cidade, e hoje deputado estadual (PFL). Prefaciado pelo prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, o livro apresenta propostas em discussão, que buscam as melhores soluções, no Brasil e no mundo, para os problemas dos grandes centros urbanos.

Sem a pretensão de esgotar os assuntos, Bertoldi abraça no livro uma idéia central, a de que a metrópole do futuro tem que ser vista como uma totalidade. Com planejamento e serviços integrados, sem as limitações geográficas e políticas de cada município que a compõem.

No conjunto, Bertoldi aborda no livro as questões do ambiente urbano e as estratégias de planejamento e ação; as opções de transporte coletivo (e alternativo) para quem usa carro; políticas e ações em defesa do pedestre; a questão do lixo do ângulo da geração de oportunidades de emprego e renda; a "metropolização" da saúde; o papel das florestas urbanas e o melhor tratamento para as águas das grandes cidades; o uso do hidrogênio como combustível; e o diferencial da construção sustentável.

Bertoldi, que fez, em 2005, curso de extensão em Planejamento Urbano Sustentável na Universidade de Berkeley (Califórnia, EUA), sob a orientação do professor George Basile, PhD em Desenvolvimento Sustentável, diz que este é um livro de idéias que pretende ampliar o debate em torno das soluções desses problemas tão cruciais para o futuro do Brasil e do nosso planeta. Acima de tudo é um livro de posicionamento político: em favor de uma visão mais racional do planejamento e da gestão dos recursos materiais e naturais, no ambiente urbano; e em defesa das práticas ambientais corretas, das energias renováveis e das soluções inteligentes, com o uso da criatividade e tecnologia.

Osmar Bertoldi, 37 anos, formado em Pedagogia, foi vereador em Curitiba por três mandatos (1992-2004), exercendo durante sete anos (1997-2004) o principal cargo executivo da Câmara (primeiro-secretário). Começou a trabalhar aos 16 anos nas empresas da família e está na vida pública desde os 23 anos. Na prática, sempre vivenciou, junta da população, os problemas das cidades grandes, em Curitiba, onde nasceu. Viajou também pelo mundo (Europa e Estados Unidos) para conhecer experiências em gestão urbana de outras cidades, que traz neste livro. Foi eleito deputado estadual pelo PFL paranaense para a Legislatura 2007-2011.
 

voltar

Confira algumas imagens do livro.