Esplendor Brasil

Rosea Nigra

GEOPARQUE EM BONITO

A preservação do Geoparque da Serra da Botoquema Novo, no município de Bonito (MTS), representará um novo conceito de preservação ambiental, a ser implantado no país.

 

O município de Bonito, localizado na região da Serra da Botoquema, no Mato Grosso do Sul, deverá ser a sede do segundo geoparque brasileiro. O novo conceito de gerenciamento dos parques nacionais, definido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), prevê a auto-sustentabilidade dos sítios geomorfológicos - ricos em formações naturais ou em vestígios paleontológicos -, associada aos cuidados de preservação do meio ambiente.

 

Patrimônio Natural

Bonito tem duas áreas inscritas no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico do Patrimônio Cultural brasileiro, que são as Grutas do Lago Azul e de Nossa Senhora Aparecida, reconhecidas por possuirem grande beleza natural.

A delimitação espacial do novo parque estará sendo discutida durante o seminário e deverá englobar os dois sítios naturais tombados.

Segundo o arquiteto Sérgio Treitler, assessor técnico do Iphan, a grande diferença dessas áreas para os parques nacionais é a possibilidade de explorar economicamente o local, seja por meio do ecoturismo, de atividades artesanais ou do manejo sustentado das propriedades rurais localizadas dentro do seu perímetro. "O geoparque não extingue empregos e nem afasta a população envolvente, coíbe apenas atividades econômicas predatórias ao ecossistema", esclarece.

 

Geoparque do Araripe

A primeira área de preservação ambiental auto-sustentável, no Brasil, foi criada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará e pela Universidade Regional do Cariri (URCA), com apoio da Universidade de Hamburgo (Alemanha), na região conhecida como Bacia do Araripe, no sul do estado do Ceará.

Em setembro de 2006, a Chapada do Araripe foi reconhecida pela Unesco como geoparque. É uma área rica em fósseis de animais pré-históricos, com uma extensão de dez mil Km², que engloba municípios como Santana do Cariri, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha e Barbalha.

(Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)


voltar

Confira algumas imagens do video.