Esplendor Brasil

Rosea Nigra

PONTOS DE CULTURA

Cultura brasileira´é destaque no exterior.A experiência brasileira dos Pontos de Cultura cresce em escala dentro do Brasil, com 2.500 unidades implantadas em todo país.

 

Ao mesmo tempo em que chama a atenção de governos e sociedade civil em países da Europa e da Ibero-américa, a nova política pública vem sendo objeto de teses acadêmicas e de modelo para ações governamentais semelhantes.

Idealizados na gestão do ministro Gilberto Gil à frente do Ministério da Cultura, no âmbito do Programa Cultura Viva, coordenado pela Secretaria de Cidadania Cultural, em 2003, os Pontos de Cultura nasceram com o propósito de fortalecer as iniciativas culturais da sociedade brasileira dentro de um novo conceito de gestão.

"No geral as políticas públicas têm por método a ideia da carência e da vulnerabilidade. Os Pontos de Cultura são o oposto disto, partem da potência das manifestações culturais das comunidades. Eles trabalham na perspectiva da emancipação, para além da ideia da inclusão social", explicou o secretário de Cidadania Cultural do MinC, Célio Turino, um dos mentores do Programa e responsável por sua implantação.

(Texto: Patrícia Saldanha, Publicado por Comunicação Social/MinC)


voltar

Confira algumas imagens do video.