Esplendor Brasil

Rosea Nigra

A Arte da Pêssanka no Brasil

O filme "A Arte da Pêssanka no Brasil" pretende contar a história desta tradição milenar trazida pelos imigrantes vindos da Ucrânia. Venha participar com a gente nesta idéia.

 

 

                                    A Arte da Pêssanka no Brasil

 

Esse seu traço infinito não morrerá/

Porque a verdade vive eternamente...

         Verso anônimo de poema popular da Ucrânia sobre a pêssanka.

 

 

O filme A Arte da Pêssanka no Brasil pretende contar a história desta tradição milenar trazida pelos imigrantes vindos da Ucrânia, no final do século XIX. Além disso, quer mostrar a origem da pêssanka, os principais significados de sua simbologia e o processo de aculturação. E, principalmente, o meticuloso e refinado trabalho de artesãs e artesãos paranaenses, que melhor representam os artesãos brasileiros desta magnífica arte, porque, no Paraná, vivem hoje 80% dos 400 mil descendentes de imigrantes, no Brasil.

Venha participar com a gente nesta idéia. Faça uma parceria com a esplendor.

Esta é primeira proposta de filme que pretende retratar a pêssanka criada em comunidades ucranianas existentes fora de seu país de origem. As famílias de imigrantes ucranianos e descendentes, no Paraná, praticando e aperfeiçoando a arte, por mais de um século, em especial na Páscoa, ajudaram de maneira decisiva a preservar esta magnífica tradição cultural e possibilitar o renascimento da pêssanka na própria Ucrânia.

O filme Pêssanka pretende mostrar, de maneira inédita, a beleza da arte e as técnicas de três gerações de artesãs e artesãos paranaenses. Foi pelas mãos deles que os ovos de Páscoa ucranianos, como são mais conhecidos, difundiram-se pelo mundo inteiro, nos últimos trinta anos. A comunidade ucraniana do Brasil, hoje, é uma das que mais cultiva e preserva seus costumes e sua a rica cultura de origem, fora da Ucrânia.

 Uma das mais antigas e vigorosas tradições deste povo, a arte de colorir ovos, a pêssanka, que representa, para quem a recebe, vida nova, renascimento, entre muitos significados, foi fielmente seguida pelos imigrantes e seus descendentes, no Brasil, há mais de um século.

 

 

A pêssanka no Brasil tem sua raiz no Paraná

 

 

No final da década de 50 do século passado, a pêssanka começou a deixar de ser apenas uma tradição de Páscoa das famílias ucranianas, no Paraná. O ano de 1957 representa o momento desta transição. Foi naquele ano que a ucraniana pioneira Maria Kirylowicz Voloschen formou a primeira turma de alunas de pêssankas, na sede da União Agrícola Instrutiva, atual Sociedade Ucraniana no Brasil, em Curitiba (PR). Esta iniciativa, de levar as técnicas de pintar ovos em estilo ucraniano para além dos lares, é considerada o marco inicial de difusão da pêssanka no Paraná e no Brasil.




voltar

Confira algumas imagens do video.