Esplendor Brasil

Rosea Nigra

Leite Quente

O documentário "Leite Quente" pretende ser um registro, com todas suas matizes históricas e folclóricas, do que é hoje o chamado sotaque curitibano. Venha ser nosso parceiro.

 

 

Documentário Leite Quente

                  

         O documentário Leite Quente pretende ser um registro, com todas suas matizes históricas e folclóricas do que é hoje o chamado sotaque curitibano. Pretende ser um filme  de reconstituição histórica, mas alegre, emotivo, espontâneo e educativo.

 

         Será que a tradicional e decantada pronúncia “leite quente” ainda está presente na fala dos moradores  de Curitiba de forma marcante? Ou está desaparecendo aos poucos, diante da globalização e do crescimento da cidade, com seus novos moradores, vindos do interior,  do exterior e de várias regiões do Brasil?

 

         Esta invesrtigação é o ponto de partida de Leite Quente. Pretendemos ouvir especialistas para falar sobre a origem desse sotaque e falar sobre os processos de transformação de uma língua. Com todas as suas sutilezas e variações históricas.

 

         Além disso, vamos resgatar registros de áudio e filmes antigos para apresentar uma comparação histórica com o que é hoje a fala dos curitibanos – ou pelo menos de parte deles.

 

         O documentário, por exemplo, vai  trazer falas curtas de crianças de escolas de várias regiões da cidade. Universitários, antigos moradores, imigrantes das etnias mais influentes na formação da cidade. Será que eles estão herdando ou transmitindo a fala de seus pais e avós? 

        

         E como é esta mistura de sotaques? paranaenses do Norte ou do Oeste; catarinenses do Oeste ou do Litoral; gaúchos, paulistas, mineiros, entre os muitos povos formadores ded Curitiba. Será que, neste novo caldo de cultura, está surgindo um novo “curitibanês”, diante de tantas transformações ocorridas na cidade?

 

         Outros elementos importantes que farão parte do roteiro, para mostrar os contrastes e os cenários deste panorama linguístico: sonoras (falas rápidas, frases curtas, palavras) de curitibanos de várias origens e idades; músicas, registros históricos, pesquisa sobre a origem da pronúncia, depoimentos de professores e linguistas.

        

         Onde, em que regiões da cidade o considerado autêntico sotaque curitibano ainda está presente? Que personalidades da cidade têm essa pronúncia marcante?

 




voltar

Confira algumas imagens do video.