Esplendor Brasil

Rosea Nigra

Mercado Público de Florianópolis

Ponto de encontro da cidade, referência para turistas e para quem gosta da boa comida e da boa bebida, o Mercado Público de Florianópolis merece a sua visita. Queremos que ela se eternize. A Esplendor tem um projeto de livro sobre o mercado. Venha fazer uma parceria com a gente.

 

O likvro Mercado Público de Florianópolis pretende mostrrar o que é o mercado hoje, sua gente, tradições, romas e sabores.

O livro Mercado Público de Florianópolis pretende reconstituir a história deste símbolo da ilha de Santa Catarina, resgatar a memória de seus pioneiros e mostrar, hoje, como é o dia-a-dia deste mercado e a vida das pessoas que ali trabalham.

São infinitos os motivos para visitar o Mercado Público de Florianópolis. E incontáveis as maneiras de fazê-lo. Esta atmosfera é que o livro pretende recriar: um ponto de encontro sempre alegre e vivaz e um mundo singular de aromas e sabores, que atrai gourmets amadores e profissionais e gente que quer desfrutar a vida e deixar o tempo passar.

Visitar o mercado é mais do que fazer compras: é ir ao encontro da nossa história, em um ambiente de aromas e cores da terra e muitas vezes exóticos, que enriquecem nossas vidas. Famílias inteiras, turistas e gente de passagem estão ali para provar especiarias, comprar boas frutas e comer bem. Há excelentes pastéis de bacalhau, sanduíches de mortadela, o misto quente, a tradicional média do café da manhã que tornam o dia mais alegre.

Sem falar dos aperitivos nos bares, a carne fresca dos açougues e os tesouros de nossos mares, peixes de toda a espécie, camarões, ostras e lulas. Isto é apenas uma amostra. É este justamente o ambiente que o livro Mercado Público de Florianópolis pretende reconstituir e levar a todos os leitores.

O Mercado Público de Florianópolis foi construído em 1896, onde atualmente é o Largo da Alfândega, no centro de Florianópolis. Até então, todos os tipos de gêneros alimentícios eram vendidos próximos à praia, em frente à Praça 15, hoje a mais importante da cidade. Os mercadores trabalhavam em pequenas barracas e somente depois de muitas décadas de discussão é que os chamados barraqueiros concordaram em levar seus produtos para uma edificação coberta e com uma estrutura organizada.

 Depois de passar por várias reformas, o mercado ganhou a feição atual, permanecendo um elo entre o passado e o presente. Hoje, diariamente, circulam por ali cerca de dez mil pessoas.

 

Como é o livro

O livro Mercado Público de Florianópolis terá duas partes: uma histórica e outra sobre seus personagens, ambiente e iguarias atuais.

Na primeira parte, pretendemos reconstituir, através de referências bibliográficas, testemunhos e imagens históricas, a construção, o desenvolvimento e a consolidação do mercado público como ponto referencial de comércio. Quais foram seus principais artífices, como eram os costumes alimentares dos catarinenses, em décadas passadas. Nesta parte, ainda, pretendemos mostrar os processos das reformas, que abriram espaço para o artesanato e produtos típicos da ilha e deram nova vida ao mercado. Além disso, como se recuperou do trágico e recente incêndio.

Na segunda parte, vamos ouvir, entrevistar e fotografar os principais empreendedores e pessoas envolvidas no processo de distribuir e vender alimentos, bebidas e especiarias. O dia-a-dia de trabalho, como tudo é preparado para receber os fregueses, os segredos e sutilezas da infinidade de produtos que ali estão expostos todos os dias. E, especialmente, a vida humana que está atrás disso, as histórias curiosas, os fatos que marcam o cotidiano.


A Editora Esplendor reúne profissionais da área das letras e cultura, com o objetivo de dar maior sustentáculo financeiro e institucional para projetos de livros, cinema e outro audiovisuais. 


O livro Mercado Municipal de Florianópolis é o primeiro da história do mercado. Representará com certeza uma iniciativa que tem o objetivo de deixar registrado para a história este símbolo da ilha de Santa Catarina e difundir sua importância atual como ponto de encontro e turístico de Florianópolis. 


voltar

Confira algumas imagens do video.

mercado floripa 1
mercado floripa 2
mercado floripa 3
mercado floripa 4
mercado floripa 5
mercado floripa 6