Esplendor Brasil

Rosea Nigra

A Arte dos Ofícios no Brasil

Este é um projeto de livro que pretende resgatar a história de mestres-artesãos em todo o país, retratando a vida e o trabalho de carpinteiros, alfaiates, tecelões, sapateiros calígrafos, tanoeiros, entre muitos outros artesãos. A Esplendor procura parceiros na iniciativa privada para realizar esse projeto.

 

Projeto cultural busca parceria com empresas privadas

Trata-se de um livro sobre os ofícios e profissões que vieram com a imigração. Como ferreiro, alfaiate, jardineiro, carpinteiro, vinicultor, oleiro, escultor em madeira, tanoeiro, santeiro, calígrafo, ladrilheiro, tecelão, entre muitas mas que hoje estão a caminho da extinção. 

A Arte dos Ofícios no Brasil pretende documentar de maneira ampla, em português e inglês, o trabalho e a arte desses mestres-artesãos, seus descendentes e aprendizes que ainda continuam vivos e em atividade, nos principais estados brasileiros. Especialmente, os ofícios que vieram com imigração européia - portugueses, italianos, ingleses, espanhóis, alemães, franceses, poloneses, ucranianos, russos, suíços - as etnias mais representativas, como mostra a nossa história.

 

Resumo do projeto do livro

A Arte dos Ofícios no Brasil é um livro divido em duas partes. 

A primeira aborda a fase inicial da chegada dos imigrantes, com suas culturas, costumes e seus modos e meios de trabalho, através de uma ampla pesquisa histórica. Daí que emergem os ofícios e a tradição destes mestres-artesãos. O livro pretende reconstituir a trajetória da origem dos ofícios e as influências mais marcantes de cada etnia, na história do Brasil. É sempre bom lembrar que as atividades econômicas destes mestres-artesãos tiveram importante papel na formação do Brasil moderno. 

 

A segunda parte do livro consiste na busca e reconstituição da história, da vida e da arte destes mestres-artesãos que continuam na ativa. Com a seguinte abordagem: contar a história do artesão e de sua família; documentação fotográfica e ilustrativa do local de trabalho; documentação histórica e evolução do ateliê ou oficina; como faz e conduz o seu ofício; produtos e serviços realizados.

 

Com base em levantamento inicial já feito, obedecendo às vocações regionais, foi estabelecido o seguinte mapeamento básico das atividades de mestres-artesãos, em 24 estados brasileiros, que constarão deste livro: 

Moageiro - Paraná

Ferreiro - Rio Grande do Sul

Relojoeiro - Rio de Janeiro

Sapateiro - São Paulo

Tanoeiro - Minas Gerais

Alfaiate - São Paulo

Obreiro de cantaria (pedra) - Paraná

Carpinteiro - Santa Catarina

Construtor de canoas - Ceará

Amolador de facas e tesouras - Pernambuco

Moldureiro - Bahia

Fabricante de instrumentos musicais - Rio de Janeiro

Vitivinicultor - Rio Grande do Sul

Oleiro - Espírito Santo

Fotógrafo Ambulante - Amazonas

Encadernador de livros - Bahia

Cadeireiro - Maranhão

Santeiro - Goiás

Marcheteiro - Mato Grosso do Sul

Ladrilheiro - Pará

Vimeiro - Acre

Escultor em madeira - Santa Catarina

Tecelão - Minas Gerais

Calígrafo - Piauí

Descrição Técnica

 

Valor do projeto: R$ 130.000,00.

Prazo de execução: doze meses.

 

A edição de 3.000 exemplares bilingues terá as seguintes especificações técnicas:

a) Miolo: 28 x 28 cm (fechado); Couché Fosco 150g/m2, Suzano, 200 páginas; 4/4 cores; costurado. b) Capa Dura: 56 x 28 cm (aberto); Couché Fosco 150g s/cartão; 4/0 cor; cola, dobra, laminação fosca. c) Folha de Guarda: 56 x 28 cm (aberta); Alta Alvura Alcalino 180 g/m2; 2/0 cor.

O projeto prevê ainda um coquetel para marcar o lançamento do livro com a distribuição de 3.000 convites personalizados (com envelope).


A Editora Esplendor eúne profissionais da área das letras e cultura, com o objetivo de dar maior sustentáculo financeiro e institucional para projetos de livros, cinema e outro audiovisuais.


Um projeto como A Arte dos Ofícios no Brasil representará com certeza o melhor da arte e da cultura desses artesãos, com o intuito de divulgá-lo no Brasil e exterior. É a primeira vez que se apresenta um projeto dessa abrangência. Por isso, acreditamos que o livro terá grande repercussão porque abordará, em todos os seus aspectos, um universo que foi tão importante para o desenvolvimento do Brasil e agora está em extinção.


voltar

Confira algumas imagens do video.

arte dos oficios 1
arte dos oficios 2
arte dos oficios 3