Esplendor Brasil

Rosea Nigra

Obra de Raimundo Santos Bida

A vida e obra do pintor baiano Raimundo Santos Bida, já reconhecido na Europa e Estados Unidos, pode virar livro. Venha fazer parceria com a gente neste projeto cultural. A arte popular no Brasil é um patrimônio de todos, que deve ser econhecido por seu mérito. Bida é uma grande expressão dessa arte.

 

O projeto Raimundo Santos Bida (www.bida.com.br/) tem como objetivo a publicação de um livro, em português e inglês, com textos e fotos das obras do pintor, especialista em Arte Naïf. Bida já tem seu trabalho reconhecido em boa parte do Brasil, Estados Unidos, Europa e outras partes do mundo, e ganha cada vez mais novos adimiradores.

A arte popular no Brasil é um bem e um patrimônio de todos, que deve ser divulgada e reconhecida por seu mérito. O trabalho do artista plástico Raimundo Santos Bida é um bom exemplo da grandeza e do potencial dessa técnica, que retrata a gente baiana simples, refletindo a alma de todos os brasileiros. Para Bida, "a arte é o espelho da alma e o reflexo da vida". 

Esse modo de pensar e encarar a arte, sempre com muita dedicação e trabalho, levou-o longe. Quando logo cedo revelou seus talentos e a vontade de se dedicar a eles, abandonou o curso de desenho arquitetônico e se assumiu como artista. 

De origem simples, nascido em 1971, na pequena Nazaré das Farinhas, Bahia, integrou-se ao movimento artístico do Centro Histórico de Salvador (Pelourinho). Ali encontrou apoio de vários artistas já consagrados, como Totonho, Calixo Sales, Walba, Luís Lourenço, Edmundo Simas e o marchand Evaldo Oliveira. Depois de todos esses anos de trabalho, Bida já realizou exposições na Alemanha, Portugal, Holanda, Suíça, Estados Unidos, Espanha, França e Inglaterra.

Sua primeira exposição individual aconteceu em 1988. Deu-se início a uma carreira bastante fecunda. A arte popular, que aqui podemos nomeá-la como é mais comumente conhecida de Arte Naïf, trouxe ao artista e ao país inúmeros bons frutos, dentre eles uma trajetória bastante respeitável.

O projeto que aqui se apresenta quer mostrar esse mundo naïf, simples, mas singelo e mágico, através da visão e da sensibilidade de um de seus mais autênticos representantes baianos.


 

A Editora Esplendor  reúne profissionais da área das letras e cultura, com o objetivo de dar maior sustentáculo financeiro e institucional para projetos de livros, cinema e outro audiovisuais. 


Um projeto como o do pintor Raimundo Santos Bida representará com certeza o melhor e o mais autêntico da cultura baiana. Por isso, acreditamos que o livro terá grande repercussão não só na Bahia e no Brasil, pelo que representa o autêntico representante da Arte Naïf, mas também na Europa e Estados Unidos, onde o artista já tem muitos admiradores e vem conquistando cada dia mais gente que gosta de seu trabalho.


voltar

Confira algumas imagens do video.

Raimundo Santos 1
Raimundo Santos 2
Raimundo Santos 3
Raimundo Santos 4
Raimundo Santos 5